Blog

Descobre mais.

A Satisfação da Cruz

Somos privilegiados pelo facto de poder olhar para trás, para a cruz e vê-la como uma evidência do amor de Deus que levou Jesus a este acto de auto-sacrífico nos resgatando dos nossos pecados e da condenação.

 

Este símbolo tem sido compreendido por muitos de forma errada. Aceite em muitos casos como acessórios de moda ao redor dos seus pescoços ou em brincos, ou como jóia religiosa, de boa sorte ou de amor. A cruz tem sido usada de forma banal sem que a maior parte perceba as implicações da cruz.  

 

No passado representava o local de punição capital e foi usada pelos romanos como instrumento de humilhação e de terror dado que eram colocadas ao longo dos caminhos públicos. Era na cruz que os romanos colocavam os seus piores criminosos provocando em cada crucificado uma morte horrível.

 

Mas se a cruz é um local de morte porque os cristãos dão tanta importância à cruz?  

Jesus desde a cruz disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" Lc 23:24.

Para muitos Jesus fracassou, morreu na cruz. Outros entendem como um exemplo de negação, deixando que outros, mais fortes, tenham vantagem sobre nós como resposta num mundo hostil. Para outros significa aquilo que cada um quer que signifique. 

 

Para algumas pessoas a cruz é ofensiva e nem conseguem ver nela algum valor. Mas outros vêem tantas coisas boas que se esquecem que é um instrumento de morte terrível. O apostolo Paulo referiu: "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios" 1 Co 1:23.  E por esse motivo foi difícil para os judeus acreditarem que o Messias tinha morrido na cruz. 

A cruz representa para muitos uma grande ofensa, especialmente para os que ainda tropeçam na sua mensagem. "Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem..." 1 Co 1:18

 

Nascemos num mundo de morte física e espiritual e não existe nada neste mundo que possamos fazer por conta própria que nos venha resgatar. Nenhum homem pode se elevar até Deus por esforço próprio. Nós necessitamos de ajuda. 

A cruz constituiu um sacrifico adequado para pagar os pecados de toda a humanidade, como é referido pelo autor de Hebreus 9:22. 

Cristo, conquistou a nossa incapacidade pagando o preço dos nossos pecados, devolvendo cada um de nós a uma nova vida com Deus. "Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espirito."  1Pedro 3:18.

 

A Cruz não somente nos deu a maior evidência do amor de Deus como também nos legou a um princípio espiritual de amor e vida, sendo assim chamados, a amar como ele amou, a viver como ele viveu. Antes de ir à cruz o Senhor instruiu os seus discípulos referindo, "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, também vos ameis uns aos outros" João 13:34. Que o Senhor nos ajude a compreender o amor do calvário e a seguir esse padrão na nossa caminhada. 

 

Desejo a todos uma Santa Páscoa. "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" João 1:29