Variedade de temas por onde escolher, ou seguir, que só te vão ajudar a enriquecer o teu conhecimento.
Sobre nósUma plataforma pensada em ti para que possas tirar o máximo proveito dela!
Partilha o teu conhecimento criando os teus próprios cursos!
Estamos disponíveis para te apoiar sempre que precisares!
Assiste ao teu próprio desenvolvimento à medida que percorres os teus estudos!
Leva as aulas ao teu ritmo, sem estares preocupado se a perdeste ou não chegaste a tempo. Podes rever a matéria em casa, ou no café com o teu computador, ou em qualquer outro lugar.
Vê como funcionaA fonte principal de informações sobre a vida, a obra e o sofrimento de Jesus Cristo são os quatro evangelhos do NT. É fácil entender que escritos não recebem o nome de evangelhos automaticamente. Como se chegou a esse nome? O que sobressai quando colocamos os quatro evangelhos lado a lado e os comparamos? O que caracteriza os três primeiros evangelhos chamados sinópticos? Neste capítulo tentaremos dar respostas a essas questões fundamentais.
O quarto evangelho se distingue dos sinópticos por algumas características especiais. Só destaca alguns atos de Jesus, pois a ênfase está nos discursos de reflexão e meditação que giram em torno da revelação de Deus em Jesus, do conhecimento de Deus e da fé naquele que está se revelando. Nesses discursos encontramos uma linguagem peculiar que pode ser definida com mais exatidão. Aqui passamos a conhecer Jesus como filho de Deus, que tinha um relacionamento único e íntimo com o Pai no céu. A vida de Jesus reflete a glória de Deus (Jo 1.14) e alcança o seu ápice na morte na cruz e na ressurreição. A divisão em partes também diverge da divisão dos sinópticos, pois o evangelho de João é organizado de acordo com o modelo biográfico. Este evangelista ressalta as várias viagens de Jesus a Jerusalém para as festas especiais dos judeus: Esses dados do quarto evangelho são a única fonte histórica que dizem que, após o seu baptismo, Jesus exerceu o ministério público por aproximadamente três anos. Mostram também que houve mais viagens na Palestina no seu ministério do que os evangelhos sinópticos documentam. Mais um aspecto importante é que só conhecemos muitos detalhes sobre nomes e locais da Palestina graças a este evangelho. Tudo isso indica que o autor dava valor a dados históricos e por isso os registou. Como já indicado acima, ele usa o modelo biográfico para contar a sua história.
O evangelho de Lucas apresenta algumas peculiaridades que o distinguem dos outros sinópticos. Esse evangelho começa com um prólogo, que fala sobre o material que o autor tinha à disposição para escrever o seu evangelho, como também sobre o objectivo e métodos do autor. Como mostra a divisão em partes, o conteúdo de Marcos é seguido em Lucas até a “grande lacuna” (Mc 6.45—8.26). A complementação desse material está nas histórias sobre a infância de Jesus, na “pequena intercalação”, na “grande intercalação” e nas histórias da ressurreição (cf. partes entre aspas na divisão abaixo). Salta aos olhos nesse evangelho a atenção especial que Jesus dá aos pecadores, aos marginalizados pela sociedade, às mulheres e aos pobres. O início do livro de Atos dos Apóstolos evidencia que este livro e o evangelho de Lucas formam uma unidade. O autor tomou a humanidade de Jesus, o seu ministério, sofrimento, morte e ressurreição, como também a propagação do evangelho de Jerusalém até Roma, e fez de tudo o tema de um relato geral. O evangelho é a primeira parte desse relato geral.
O evangelho segundo Marcos retrata o tempo do ministério público de Jesus. Começa com a apresentação de João Batista e o batismo de Jesus por João. Termina com o sofrimento de Jesus e com os relatos dos encontros com o Cristo ressurreto. A ênfase dessa narrativa está nos atos de Jesus. Eles são apresentados em relatos breves e nos dão uma visão nítida dos milagres de Jesus, dos seus efeitos sobre os habitantes da Palestina e das discussões de Jesus com os líderes dos judeus. É evidente que Marcos também relata palavras e discursos de Jesus, mas, se contrastados com os seus atos, estão em segundo plano. Como já foi mencionado, o evangelho segundo Marcos é o mais breve dos sinópticos. Desta forma se coloca como base para a pesquisa bíblica sobre os sinópticos. Quase todo o seu conteúdo está também em Mateus e em Lucas. Isso não caracteriza, no entanto, a dependência literária entre os outros dois evangelhos sinópticos e Marcos. As razões desse questionamento já foram citadas no capítulo anterior. Colocamos Marcos antes dos outros dois sinópticos apenas por razões de método, para facilitar a aprendizagem do conhecimento bíblico.
O primeiro evangelho do Novo Testamento (NT) foi o que mais influenciou a história da Igreja cristã. No século II ele já era conhecido em todo o cristianismo. Formava a base para a instrução sobre as palavras e a vida de Jesus Cristo. Por essa razão, era lido nos cultos e servia de orientação no preparo dos candidatos ao batismo (catequese). No evangelho de Mateus era também baseada a proclamação sobre as palavras de Jesus. Mesmo que ao longo da história da igreja os outros evangelhos tenham crescido em influência, o evangelho de Mateus continuou com a preeminência. Afirmações sobre a pregação de Jesus se orientam ainda hoje primeiramente por Mateus, pois contém o Sermão do Monte, as parábolas sobre o Reino de Deus, as orientações de Jesus para a sua igreja e o discurso sobre o juízo final. Sendo assim, o evangelho é caracterizado pelas grandes sequências de discursos, que definem também a estrutura do evangelho.
Os efeitos da salvação são muito amplos. Compreendem todas as bênçãos que o Evangelho proporciona, não somente o perdão dos pecados, mas também todos os propósitos que o amor de Deus previu para os Seus filhos e para a glória do Senhor Jesus. É conveniente que consideremos cada uma dessas bênçãos individualmente!
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando os sofismas e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo.” 2 Coríntios 10:4-5
Subscreve a nossa newsletter e recebe as últimas novidades e promoções.
1000 Pontos
8
9
31